Sessão de apresentação do Livro "Rumo à Barca do Lago"

No passado dia 17 de Maio, pelas 21h30 no auditório do Centro Paroquial e Social de Fonte Boa, teve lugar a sessão de apresentação do Livro “Rumo à Barca do Lago” da autoria do Arq. António Veiga Araujo. Esta iniciativa contou com a presença , além do escritor,  da Drª Ivone Magalhães Diretora do Museu Municipal de Esposende, que fez a apresentação do livro, do Presidente da Associação Via Veteris, do Vice Presidente da Câmara Municipal e do Presidente da União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto.
O Presidente da Associação VIA VETERIS – Associação Jacobeia dos Caminhos de Esposende deu a conhecer a associação e as suas actividades nomeadamente, com o  estudo, sinalização, manutenção da sinalética e a divulgação dos Caminhos de Santiago no concelho de Esposende para o desenvolvimento do Caminho Português da Costa entre Rates e Esposende e  prestar apoio ao peregrino, cuja afluência cada vez é maior permitindo a associação  desenvolver o estudo, defesa e divulgação do património natural, material e imaterial, incluindo o reconhecimento de percursos históricos, entre outros objetivos.
Drª Ivone Magalhães, fez a apresentação do livro “ “Rumo à Barca do Lago” sendo uma espécie de antologia – que também poderia ter o subtítulo História e histórias da Barca do Lago – onde se reúnem e se abordam factos históricos, narrativas, testemunhos. Ilustram-se também as alterações da rede viária ao longo dos tempos, incluindo a construção das novas estradas em meados do século XIX. Destacam-se as velhas estradas sul-norte que, com as suas variantes, serviram (e servem) de rota a Santiago, o caminho místico, a rota da luz, a Via Veteris: Porto –Vila do Conde ou Rates - Barca do Lago – Viana do Castelo .
O Arq. António Veiga de Araujo, agradeceu a presença de todos, explicando o interesse na pesquisa e divulgação dos aspetos históricos e patrimoniais da área geográfica de confluências dos concelhos de Barcelos, Póvoa de Varzim e de Esposende.
Reconheceu a importância que este Livro representa para Fonte Boa pois contem a História das histórias das vias antigas  que passavam por Fonte Boa, em direção à Barca do Lago rumo a S. Tiago de Compostela, e que Fonte Boa foi e continua a ser um dos itinerários dos  Caminho de S. Tiago existindo no início da freguesia, a Sul, um “marco” do mesmo, em que as atuais, Rua Padre Joaquim e a Rua do Outeiro eram as ruas utilizadas para este trajeto.
Por fim o Drº Maranhão Peixoto, Vice Presidente da Câmara Municipal agradeceu o convite por estar presente nesta sessão, dando os parabéns por esta iniciativa.
Este evento acabou com a oferta por parte da Junta de Freguesia a todos os presentes, do Livro “Rumo à Barca do Lago” e com uma sessão de autografos do escritor .